Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Correção dos valores referentes ao PASEP dos servidores públicos (civis e militares)

Publicado por Felipe Dalleprane
há 5 anos
EMENTA: possuem direito à correção dos valores correspondentes ao PASEP aqueles que ingressaram no serviço público no período de 1970 a 1988. O prazo prescricional para ajuizamento da ação contra o Banco do Brasil é de cinco anos, contados da data em que se tomou conhecimento do dano, isto é, quando efetivado o saque dos respectivos valores.

A Lei complementar nº 8/70 instituiu o Programa de Formacao do Patrimonio do Servidor PúblicoPASEP, com a finalidade de estender aos servidores públicos, civis e militares, a participação nas receitas dos órgãos da administração pública direta e indireta, mediante recolhimento, pela União Federal, Estados e Municípios, de um percentual das receitas correntes efetivamente arrecadadas às contas vinculadas dos servidores públicos, as quais eram administradas pelo Banco do Brasil.

Com o advento da Constituição Federal de 1988, os valores correspondentes ao PASEP foram revertidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT, ocasião em que foi extinto o recolhimento às contas vinculadas dos servidores públicos.

Essa extinção, no entanto, não importou em prejuízo aos créditos efetivamente depositados até outubro de 1988. Da mesma forma, não afastou a responsabilidade do Banco do Brasil pela gestão das contas individualizadas de PASEP dos servidores públicos civis e militares.

Assim, aqueles que ingressaram no serviço público no período de 1970 a 1988 possuem créditos referentes ao PASEP para saque junto ao Banco do Brasil.

Contudo, sobre esses créditos não incidiu a devida correção monetária por todos esses anos, em razão da gestão inadequada dos depósitos, o que justifica o ínfimo valor que vem sendo sacado por ocasião da aposentadoria (civis) e transferência para reserva (militares).

Por essa razão, há diversos precedentes no sentido de condenar o Banco do Brasil à reparação pelos danos decorrentes da gestão inadequada dos valores correspondentes ao PASEP.

A título de exemplo, destaca-se o recente entendimento consignado nos autos de processo que tramitou no TJDFT, por meio do qual o Banco do Brasil foi condenado ao pagamento de mais de R$ 107 mil a título de indenização por anos materiais. Destacou a Relatora que “estando clarificada a inaplicabilidade da correção monetária, sem que a instituição financeira tenha se desincumbido do ônus de comprovar fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor, a restituição dos valores devidos é medida que se impõe”.

  • Publicações7
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações533
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/correcao-dos-valores-referentes-ao-pasep-dos-servidores-publicos-civis-e-militares/741071354

Informações relacionadas

Joao Paulo Ribeiro, Advogado
Notíciashá 7 meses

STJ Decide sobre a Revisão do PASEP: Entenda os Impactos para os Servidores Públicos - Tema 1150

Tribunal de Justiça do Paraná
Peçahá 7 meses

Petição Inicial - TJPR - Ação Pasep - Procedimento Comum Cível - contra Banco do Brasil

Tribunal de Justiça do Paraná
Peçahá 8 meses

Petição Inicial - TJPR - Ação de Obrigação de Fazer - Exibição de Documentos - Exibição de Documento ou Coisa Cível - contra Banco do Brasil

Petição Inicial - TJSP - Ação de Reparação por Danos Morais c/c Apresentação de Documentos - Procedimento Comum Cível - contra Banco do Brasil

Petição Inicial - TRF01 - Ação de Cobrança c/c Correção Monetária do Saldo Vinculado ao Pasep - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra União Federal

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)